quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

O telemóvel no quotidiano


O telemóvel no quotidiano


A importância que damos a este pequeno utilitário depende de cada um de nós. Há quem dê muita importância e não viva sem ele, e há quem dê pouca e o dispense a maior parte do tempo.
No entanto, a maioria das pessoas é muitas vezes surpreendida com o facto de não poder passar sem um objeto tão pequeno. Pequeno nas suas dimensões, grande na sua utilidade! Com ele podemos falar, receber e escrever mensagens. Tirar fotografias, filmar, ouvir música, usar a calculadora, despertador.
Em termos profissionais, o telemóvel assume primordial importância, pois permite resolver problemas que possam ocorrer e que, por vezes, é mais fácil resolver por telemóvel do que presencialmente. Também se pode fazer negócios, porque os telemóveis já têm internet e isso ajuda na concretização dos mesmos.
O telemóvel, na minha opinião, é como uma droga que põe em causa a nossa independência. Podemos estar em família mas é como se não estivéssemos lá, porque estamos, no momento, a falar por SMS com os amigos e, a família, passa para segundo plano.
Os adolescentes utilizam o telemóvel como um meio de se evidenciarem perante os outros. Utilizam-no para marcar posição, para deixar claro que podem e mandam, utilizando-o nas aulas, por exemplo. São dependentes do telemóvel.
No caso das crianças, como também de alguns jovens, não deviam ter telemóvel, mas, nas crianças, a culpa é dos pais porque não há necessidade de, tão novos que são, terem já telemóvel. Estas crianças não têm maturidade e a desculpa que é para lavar para a escola não se justifica, pois há maneiras de resolver esse problema. Foram feitos e divulgados estudos que revelaram que o uso abusivo do telemóvel pode provocar lesões no cérebro e, no caso das crianças, pode ser ainda mais grave.
O telemóvel também tem um lado positivo, se for utilizado corretamente, para, por exemplo, fazer um telefonema para locais em que não podemos estar presentes, falar com pessoas que estão longe e com quem não falamos há muito tempo, pedir ajuda numa avaria ou dar um recado. 

Texto escrito por Cristina Soares - Efa Escolar

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Whitney Houston (1963 – 2012)


   Whitney Elizabeth Houston nasceu em Newark, a 9 de agosto de 1963. Whitney foi a artista mais premiada de todos os tempos, segundo o Guinness World Records, a sua lista de prémios inclui dois Emmy Awards, seis Grammy Awards, trinta Billboard Music Awards, 22 American Music Awards, num total de 415 prémios conquistados na sua carreira até 2010.
   O primeiro papel de Whitney no cinema foi no filme O Guarda-Costas (1992), no qual fez um enorme sucesso como protagonista, para além deste, participou ainda em 1995 Waiting to Exhale (Falando de amor), em 1996 The Preacher's Wife (Um Anjo na Minha Vida), em 1997 Cinderella (Musical de TV), em 2003 Boston Public, em 2004 Nora's Hair Salon já este ano participou no filme Sparkle.
  No decorrer da sua carreira, Whitney Houston apoiou diversas causas humanitárias, tais como: Caudwell Children; Celebrity Fight Night Foundation; Children's Defense Fund; Muhammad Ali Parkinson Center; Red Cross; United Negro College Fund; United Service Organization.
   A 11 de Fevereiro de 2012, Whitney foi encontrada morta no hotel Beverly Hilton.
   Queremos, assim, homenagear Whitney Houston, que foi e será sempre um ícone da música mundial, deixando, com a sua partida, uma enorme tristeza em milhões de pessoas e um imenso vazio nos corações de quem via em Houston a melhor e a mais promissora cantora de sempre.

(Texto de Paulo Pinto e António Tavares)

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Ética na Política:Conversa à roda com a deputada Carla Rodrigues

No dia 27 de Janeiro de 2012, a nossa turma EFA Escolar-nível secundário, juntamente com os formadores José Rosa e Júlia Lopes, recebeu, na Escola Secundária Soares Basto, a deputada do PSD, eleita pelo círculo de Aveiro, Dr.ª Carla Rodrigues.

Esta deputada foi nossa convidada para participar na conversa à roda sobre o tema “Ética na Política”. Os alunos tinham algumas perguntas preparadas, às quais a deputada respondeu de pronto. Foi uma conversa bastante interessante que, por vezes, teve contornos de “debate político”.

Os pontos que considero mais importantes nesta conversa, aconteceram quando a deputada disse que, para ela, a política era uma missão de quem a exerce, perante a sociedade, missão essa que deve ter em conta o bem da sociedade e não o benefício individual. No entanto, tanto a nossa convidada como todos nós sabemos que muitas vezes não é assim que funciona.

Para terminar, a Dr.ª Carla deixou-nos um lema que ela segue na política, da autoria de Francisco Sá Carneiro: “política sem risco é uma chatice, sem ética é uma vergonha”, um lema que tudo tem a ver com o tema discutido.

Neste trabalho, fiz parte do grupo que preparou as biografias de personalidades oliveirenses que fazem ou já fizeram parte da atividade política no nosso país. Durante este trabalho não estive presente nas sessões, mas os colegas do grupo apresentaram um trabalho bem elaborado.

Penso que a atividade, apesar de ter sofrido alguns atrasos, foi bem preparada por todos e culminou numa conversa bem agradável com a nossa convidada, com destaque para a participação do nosso colega, Sr.º Armando.

Relatório da atividade redigido pelo formando Vítor Hugo Silva.