quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Ética na Política:Conversa à roda com a deputada Carla Rodrigues

No dia 27 de Janeiro de 2012, a nossa turma EFA Escolar-nível secundário, juntamente com os formadores José Rosa e Júlia Lopes, recebeu, na Escola Secundária Soares Basto, a deputada do PSD, eleita pelo círculo de Aveiro, Dr.ª Carla Rodrigues.

Esta deputada foi nossa convidada para participar na conversa à roda sobre o tema “Ética na Política”. Os alunos tinham algumas perguntas preparadas, às quais a deputada respondeu de pronto. Foi uma conversa bastante interessante que, por vezes, teve contornos de “debate político”.

Os pontos que considero mais importantes nesta conversa, aconteceram quando a deputada disse que, para ela, a política era uma missão de quem a exerce, perante a sociedade, missão essa que deve ter em conta o bem da sociedade e não o benefício individual. No entanto, tanto a nossa convidada como todos nós sabemos que muitas vezes não é assim que funciona.

Para terminar, a Dr.ª Carla deixou-nos um lema que ela segue na política, da autoria de Francisco Sá Carneiro: “política sem risco é uma chatice, sem ética é uma vergonha”, um lema que tudo tem a ver com o tema discutido.

Neste trabalho, fiz parte do grupo que preparou as biografias de personalidades oliveirenses que fazem ou já fizeram parte da atividade política no nosso país. Durante este trabalho não estive presente nas sessões, mas os colegas do grupo apresentaram um trabalho bem elaborado.

Penso que a atividade, apesar de ter sofrido alguns atrasos, foi bem preparada por todos e culminou numa conversa bem agradável com a nossa convidada, com destaque para a participação do nosso colega, Sr.º Armando.

Relatório da atividade redigido pelo formando Vítor Hugo Silva.



3 comentários:

António Tavares disse...

Foi uma conversa à roda animada, participada e interessante sobre um tema atual e mobilizador, em que se debateu a ética na politica, sem dúvida proveitosa.
“A Política sem risco é uma chatice e sem ética uma vergonha.” Francisco Sá Carneiro
António Tavares

Filipe Ferreira disse...

Ética na política! Eu e meus colegas formandos e formadores do curso efa ns da Escola Secundária Soares Basto, realizámos uma atividade de uma enorme relevância a nível político. Convidámos uma deputada do parlamento português a participar numa conversa à roda, com o intuito de esclarecer a atual situação política do país.

José Guimarães disse...

"Com grande frequência, a política consiste na arte de trair interesses reais e legítimos e de criar outros, imaginários e injustos."

O homem que escreveu estas palavras era um meridional como nós, um poeta italiano chamado Arturo Graf. Nasceu em 1848 e morreu em 1913.

Desde então, as coisas não mudaram mesmo nada, pois não?

Parabéns pelo seu texto.