quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

O telemóvel no quotidiano


O telemóvel no quotidiano


A importância que damos a este pequeno utilitário depende de cada um de nós. Há quem dê muita importância e não viva sem ele, e há quem dê pouca e o dispense a maior parte do tempo.
No entanto, a maioria das pessoas é muitas vezes surpreendida com o facto de não poder passar sem um objeto tão pequeno. Pequeno nas suas dimensões, grande na sua utilidade! Com ele podemos falar, receber e escrever mensagens. Tirar fotografias, filmar, ouvir música, usar a calculadora, despertador.
Em termos profissionais, o telemóvel assume primordial importância, pois permite resolver problemas que possam ocorrer e que, por vezes, é mais fácil resolver por telemóvel do que presencialmente. Também se pode fazer negócios, porque os telemóveis já têm internet e isso ajuda na concretização dos mesmos.
O telemóvel, na minha opinião, é como uma droga que põe em causa a nossa independência. Podemos estar em família mas é como se não estivéssemos lá, porque estamos, no momento, a falar por SMS com os amigos e, a família, passa para segundo plano.
Os adolescentes utilizam o telemóvel como um meio de se evidenciarem perante os outros. Utilizam-no para marcar posição, para deixar claro que podem e mandam, utilizando-o nas aulas, por exemplo. São dependentes do telemóvel.
No caso das crianças, como também de alguns jovens, não deviam ter telemóvel, mas, nas crianças, a culpa é dos pais porque não há necessidade de, tão novos que são, terem já telemóvel. Estas crianças não têm maturidade e a desculpa que é para lavar para a escola não se justifica, pois há maneiras de resolver esse problema. Foram feitos e divulgados estudos que revelaram que o uso abusivo do telemóvel pode provocar lesões no cérebro e, no caso das crianças, pode ser ainda mais grave.
O telemóvel também tem um lado positivo, se for utilizado corretamente, para, por exemplo, fazer um telefonema para locais em que não podemos estar presentes, falar com pessoas que estão longe e com quem não falamos há muito tempo, pedir ajuda numa avaria ou dar um recado. 

Texto escrito por Cristina Soares - Efa Escolar

2 comentários:

André Damas disse...

Na minha opinião, o texto está muito bem elaborado e encontra-se no contexto adequado, uma vez que, atualmente, o telemóvel é muito importante.
Com o evoluir do tempo, o telemóvel vem ganhando outra importância, visto que é utilizado por quase todas as pessoas e tem as mais diversas funções, tudo num só objeto.
Apesar de tudo isto, eu concordo que devemos ter em atenção que temos mais vida sem ser o telemóvel e que também devíamos ter cuidado com os problemas de saúde que lhes estão associados.
Em suma, o telemóvel para mim é muito importante, uma vez que além de o utilizar para a minha vida pessoal, também o utilizo no âmbito profissional para saber se as peças estão prontas, para chamar o chefe, entre outros.

José Guimarães disse...

Parabéns pelo seu texto, Cristina! Continue a deixar mensagens suas aqui no blogue!

Cordialmente,


José Guimarães