segunda-feira, 12 de março de 2012

Tertúlia de Leitores "Conversas com Chá e Bolachas", na BEMS


No dia 8 de Março de 2012, Dia Internacional da Mulher, reunimo-nos na Biblioteca Madalena Sotto, pelas dezanove horas e trinta minutos, para participarmos numa Tertúlia integrada na Semana da Leitura, subordinada ao tema “Conversas com Chá e Bolachas”. Neste evento, estiveram presentes a nossa turma de EFA escolar e as duas turmas de Português Para Todos.

Os formandos da turma de Português Para Todos apresentaram alguns livros e escritores conceituados, fazendo uma breve análise a cada um deles, lendo em voz alta excertos dos mesmos em cada uma das suas línguas maternas. Um dos adultos declamou, em georgiano, algumas bonitas estrofes do poema O Cavaleiro na Pele de Pantera, do grande Shota Rustaveli, poeta do século XII que, depois, nos explicou em português. Da nossa turma, a nossa colega Zuleima Sucre, também deu a sua contribuição, fazendo uma pequena sinopse de um livro. De igual modo, a senhora professora Sandra Silva, de STC, também apresentou um livro de contos para crianças.


Verificamos, nós portugueses, como é muito difícil citar textos e dar a conhecer contextos culturais em outras línguas. Deste modo, pudemos dar mais valor aos formandos do PPT, de diferentes nacionalidades, uns Ucranianos, uns Russos, outros Venezuelanos e Georgianos que tiveram a audácia de se aventurar no nosso país e a coragem de aceitar o desafio de nos darem a conhecer os seus livros e as suas culturas.


Foi um momento de convívio no qual, para além dos livros e dos testemunhos de culturas, pudemos conviver bebericando um chá e comendo bolachas.

É de saudar a iniciativa dos formadores Mariela Neves, José Rosa e José Guimarães, não esquecendo, de igual forma, a Exma. Sra. D. Cidália, assistente operacional da biblioteca da nossa escola que deu o seu contributo, confecionando as flores oferecidas às senhoras que participaram nesta tertúlia, como um símbolo do Dia Internacional da Mulher.

Em jeito de conclusão, consideramos que esta iniciativa permitiu que ficássemos com uma noção mais aprofundada sobre outras línguas e outras culturas.

Texto elaborado por: Joana Godinho, Zuleima Sucre, António Tavares, Filipe Ferreira e Fernando Silva
Fotografias de: Vitor Silva



2 comentários:

Zuleima Sucre disse...

Foi uma noite muito agradável.

Eu me senti identificada com este tipo de atividade porque fez-me lembrar a primeira atividade que tive, quando frequentei o curso de Português Para Todos, onde tive a oportunidade de convivercom colegas de outras nacionalidades.

Comentários, análises de alguns escritores reconhecidos nesses países.Pudémos apreciar um poema de origem Georgiana.

Como emigrante, sei muito bem o quanto é difícil aprender uma língua diferente. Apesar de para os Ucranianos, Russos, ser um pouco mais fácil , para outros como Venezuela, Chile, é um bocado mais difícil eliminar o nosso sotaque.

Foi pena que, para algumas pessoas do curso EFA, tenha sido uma chatice.
Riram e não deram importância, desrespeitaram estes emigrantes, para quem não foi, com certeza, nada fácil estar ali, perante nós, a falar.
Ainda bem que eles não se importaram com isto e disseram que eles eram superiores a estas pessoas, não lhes dando importância.

Pude conviver com colegas de outras nacionalidades, a quem tinha tempo que via.

Para finalizar ofereceram-me uma flor em comemoração do dia da mulher....

Zuleima Sucre

Júlia Lopes disse...

Parabéns aos dinamizadores da atividade que, tanto quanto me constou, foi interessantíssima e enriquecedora para os participantes.

Parabéns aos intervenientes que, com seriedade e respeito pelas limitações de quem não domina a nossa língua, foram os responsáveis pelo sucesso da atividade. Por estes, vale a pena investir tempo a preparar este tipo de tertúlia.

Júlia Lopes